UFU

quarta-feira, 2 de maio de 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA DIDÁTICA GERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA DIDÁTICA GERAL

PAINEL: Teorias Pedagógicas da Educação
Objetivos:
  • Conhecer as diferentes teorias pedagógicas que norteiam o trabalho pedagógico na Escola e na sala de aula;
  • Identificar o processo de ensino e de avaliação em cada uma das teorias;
  • Identificar o papel do/a professor/a, do/a estudante e da escola, nas diferentes tendências pedagógicas;
  • Desenvolver e avaliar a técnica de Painel como estratégia de estudo.

Primeiro momento (Estudo/Pesquisa Individual)

Cada estudante deverá pesquisar uma das tendências, com o intuito de responder a seguinte questão: Em linhas gerais qual é a proposta pedagógica da tendência pesquisada?

Questões Orientadoras da pesquisa individual:

1- Como é a escola? 2- Como é o ensino?
3- Como o professor ensina? 4- Como é o/a aluno/estudante?
5- Como é a sala de aula? 6- Como é a avaliação?
7- Esta tendência está presente na prática docente?
8- Esta tendência está comprometida com a transformação da sociedade?

Tarefa: Registrar as informações encontradas que respondem às questões acima. As respostas devem estar fundamentadas nos/nas autores/as estudados/as. Entregar o registro no dia da apresentação do painel (NÃO POSTAR NO MOODLE).

B- Organizar a apresentação e montagem do painel

ORGANIZAÇÃO DO PAINEL

Tarefa: Organizar as respostas para cada uma das perguntas, de forma sintética e trazê-las em papel de tamanho A3, com letra legível e tamanho proporcional para a montagem do Painel.
Cada teria pedagógica deverá ser apresentada em sete faixas com os títulos: nome da tendência estudada; Escola; Ensino; Professor/a; Aluno/Estudante; Sala de Aula; e Avaliação.
Trazer: Tesoura, papel, cola, fita crepe, etc.

Critérios de avaliação do painel:
Apresentação e qualidade do material apresentado em forma de cartazes (legibilidade; uso de cores; formato e tamanho das letras; palavras-chave etc); criatividade e originalidade; conteúdo das respostas; organização do grupo; trabalho de equipe; identificação de aprendizagens significativas.

MONTAGEM DO PAINEL

19h às 19h30 – organização do material e montagem do painel no espaço da sala de aula.
19h30 às 21:00h – apresentação por tendências pedagógicas (10 minutos cada)
21h20 às 22:00h – Segundo Momento - Roda de Conversa para Integração e discussão das teorias
22:00h às 22:30h – Escrita da conclusão no registro individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário